sábado, 31 de março de 2018

Duas mulheres aos pés da Cruz

Na narrativa da morte de Jesus segundo João, lemos: “Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena” (Jo 19,25 – tradução da Bíblia de Jerusalém). Essas figuras femininas situadas aos pés da cruz foram retratadas de diversas formas em pinturas e literaturas ao longo dos séculos, sem que deixassem de suscitar a curiosidade dos leitores do Quarto Evangelho. Juan Mateos e Juan Barreto consideram, apesar da ambiguidade do versículo citado, que sejam apenas duas mulheres junto à cruz. Segundo sua intepretação, o trecho seria melhor entendido da seguinte forma: Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, ou seja: Maria (a de Clopas) e Maria Madalena.
Maria, a filha de Clopas, seria a Mãe de Jesus, que aparecera no livro de João uma outra vez, no episódio das Bodas em Caná da Galileia. Nesse Evangelho, Maria é uma figura literária que representa o Israel antigo que, diante dos sinais de Jesus, reconhece nele uma possibilidade para a restauração esperada. Esta mulher é a figura daqueles que fielmente esperavam a intervenção de Deus em sua história, e que reconhecem que Jesus é um possível Messias.
Maria Madalena aparece aqui pela primeira vez e tornará a aparecer em uma das principais cenas joaninas: a da Ressurreição. Ela é figura da nova comunidade, aquela que, testemunhando os sinais do Senhor, desejam aderir ao seu projeto e firmar com ele uma aliança definitiva. Ela é, portanto, imagem de todos nós, que conhecemos o Senhor e com ele queremos permanecer.
Se avançamos na leitura do c. 19, descobrimos outro personagem importante: o discípulo amado. A exemplo de Madalena, ele é também o símbolo do povo da Nova Aliança, porque não é só alguém que ama Jesus, mas que é também por ele amado.
Jesus, desde o alto da cruz, integra à nova comunidade o grupo daqueles que pertenciam à Antiga Aliança, quando entrega a Mãe ao discípulo e este à mulher. O Evangelista esclarece: “E a partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19,27). A comunidade antiga, da qual Maria, a mãe, é a figura, não mais voltará a aparecer no Evangelho de João porque agora ela foi incorporada à nova comunidade, que também está ali. Há, portanto, na cruz, duas Marias e duas comunidades que tornar-se-ão apenas uma: aquela que o Ressuscitado encontrará chorando no jardim do c. 20.
Dessa forma, João acena, já no c. 19, que a cena da morte não é o fim. A comunidade que caminhara com o Mestre e testemunhara, confiante, seus sinais não está desamparada. Como estrangeira, é recebida na casa de uma nova comunidade, para celebrar um novo banquete, uma Páscoa que acontece no terceiro dia após a sua. A morte de Jesus no Evangelho de João – e também na vida real – não indica fim ou encerramento de antigas coisas, mas acena para o novo e instaura a expectativa do que está por vir.

2 comentários:

  1. Muito interessante. Fiquei particularmente tocado pelo enquadramento de Maria Madalena como a personificação da imagem de todos nós. Na minha visão, ela é uma das figuras mais relevantes de toda essa quadra, diante não só de sua busca pelo melhoramento individual, mas também da incansável dedicação à causa. Em razão das limitadas referências que temos a ela, são fundamentais esses trabalhos tão pertinentes e belos de análise. Quem sabe não vejo mais sobre ela aqui nesse espaço? Parabéns! Um abraço, Vitor.

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    1. Fico feliz que tenha gostado da análise! Madalena estará por aqui mais vezes, e espero que você também! Obrigada pela visita... Abraços :)

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